domingo, 3 de abril de 2011

As pedras do Arpoador




Me senti um Dom Casmurro. Comecei por um verso: "Em olhos verdes fez-se o mar", esperei os outros, rabisquei alguns, mas nada me veio para ficar. Suspirei, talvez não fosse meu verdadeiro dom ser poetisa. Ganha-se umas, perde-se outras. Ou, num contexto mais sangrento: ganha-se a vida, perde-se a batalha!
Acendi um cigarro, observando as estrelas no alto. Parecia muito fácil fazer uma declaração de amor para ícones como Vinícius de Moraes. Eles simplesmente alcançavam o brilho das estrelas e o colocavam, delicadamente na ponta da caneta. Talvez a inspiração tenha fugido já há algum tempo de mim. Não podendo Vinícius, talvez Camões me entendesse.
"Tenho que ir daqui a pouco. Trabalho amanhã", resmungou uma amiga ao meu lado, soltando um suspiro profundo, característico daqueles que trabalham muito e vivem pouco. Assenti, despreocupada, o cheiro do mar invadindo-me até alcançar locais que julguei inalcançaveis. Do nariz, passeou pelo corpo e envolveu a alma. A praia do Arpoador... 
Queria eu estar preocupada com ir ao trabalho. Algo tão banal e louvado como se fosse a única forma de ser feliz nesses dias lentos que se seguem. Ao contrario dela, eu vou em ritmo de bossa, o peito tao inflado - e inflamado - de sentimentos que quase não há mais espaço para a razão entrar. E nessa batida, a frustração do poeta que jamais tive despontou. 
Chegou o tempo então em que fitei o mar. Dava para ver a luz da lua refletida na água sem fim. Noites quentes de verão causam amores pela luz da lua; muito homens já se atiraram em busca dela, quando não em busca da amada, a quem viam de braços dados.
Foi lá em que os olhos verdes desaguaram. Olhos que me viam o tempo inteiro. Fosse eu correr para Ipanema ou esconder-me atrás dos muros do forte de Copacabana que lá seria encontrada. Estava marcada no coração. Considerei a ideia de me atirar de sobre as pedras em direção a eles, que abraçavam área tão imensa, mas a coragem dos pescadores apaixonados me faltou. Tinha um desejo profundo e insano de procurá-la e rogar-lhe que me deixasse menos confusa e apaixonada por aquele olhar nem de Capitolina e nem de Gabriela - ainda que também fosse as duas - para que pudesse enfim destruir o tormento do verso infindo. 
Caminhei de volta. Quando dei por mim já estava sozinha, rumando para onde, certamente, não era minha casa. Acendi outro cigarro e ergui a visão. Lá estava ela. O corpo queimado de sol, movendo-se lentamente para fora de um bar ao lado de amigos. Segui-a com os olhos, pronta a me lançar a frente dos carros e tomá-la para mim quando me dei conta que ela sorria. Sorria para mim e eu sabia, afinal, enquanto meus pés se moviam sem controle pela rua, seus olhos me chamaram. 
Sorriso de moça. Travesso, meio torto, ainda delicado. Sorri de volta, agora conseguia entender. A coragem dos pescadores apaixonados, as estrelas dos poetas e agora as palavras que me terminavam o soneto vinha da paixão gritante, do amor verdadeiro que desponta sabe-se lá como e quando a gente vê não se cabe mais de felicidade. Amor que poucos já sentiram e os poetas podem bem dizer. 
Atravessei a rua. Em olhos verdes fez-se o mar... 
____
Te amo, NP <3

Um comentário:

  1. Eu lembro de meses atrás (foi em dezembro mesmo) que você me disse que estava escrevendo um poema e só tinha a frase "em olhos verdes fez-se o mar". E agora, entro aqui, acho algo melhor que um poema! O seu talento é esse, não de escrever em versos ou rimando, mas fazer contos, escrever de maneira que nos faça entrar na história ou no momento escrito, que nos faça sentir exatamente o que você sentia quando escrevia, que nos faça depois pensar no que você nos disse. Adoro seus contos, adoro a maneira que escreve, sempre te disse isso! xD Todos, não tem um que eu não tenha gostado! Você tem um grande talento e sabe usá-lo, fico tão feliz com isso *---*
    Adorei o texto. E tenho certeza que ficou melhor do que qualquer poema que poderia ser escrito por qualquer pessoa com essa frase. Ficou perfeito, de verdade.
    E eu também te amo, linda s2

    ResponderExcluir